quarta-feira, 20 de maio de 2009

Baleia Analisa - Choque de ordem no Rio

Com o intuito de fazer a turma da minha sala ler mais jornais e revistas, meu professor de história pediu para meu grupo comentar as páginas amarelas da revista Veja desta semana, então eu tive a ideia de re-aproveitar meu comentário e postar como o primeiro Baleia Analisa. Abaixo você pode "ver" as páginas amarelas da Veja e ler o comentário/análise que fiz a respeito. Clique nos links para abrir.
Veja3

Comentário:

Cidade Maravilhosa? Como uma cidade controlada por traficantes pode ser maravilhosa? A poucas décadas atrás um plano parecido foi utilizado para por o Rio de Janeiro em ordem, mas agora a situação está diferente, surgiram muito mais favelas que antigamente e a violência está bem mais aprofundada.

Ver diversas seleções mundiais jogando aqui no Brasil todo mundo quer, porém isto só será possível se o povo colaborar. A preparação da cidade para a recepção de muitos turistas e o grau de violência da cidade são critérios para escolha dos países e cidades que sediarão os jogos olímpicos e a copa do mundo de futebol. O Rio tem porte para o turismo, mas a existência de muitas favelas e a violência instalada nelas são coisas que deixam a desejar.

Remover algumas favelas e transferir seus habitantes para outros lugares seria um bom começo, entretanto o próprio povo se opõe a mudança. Mesmo correndo risco de vida, geralmente esses grupos de barracos se localizam em morros, e como podemos ver bem aqui em SC, morros sem vegetação desmoronam com chuvas fortes. “Limpar” a cidade seria fundamental para o combate à ilegalidade, à violência e a mortes desnecessárias ocorridas em desastres ambientais.

Temos também como estratégia de combate à violência a legalização de drogas, principalmente a maconha. Levando em consideração que o tráfico é o motor econômico das favelas e que a maconha é uma droga leve, não muito mais forte que o cigarro, logo jogar impostos sobre ela e aumentar seus pontos de venda traria lucros ao governo, mas também a quebra financeira de favelas que se apóiam no tráfico. Para este plano funcionar a Polícia deveria continuar com revistas em favelas, apreendendo armas e munição que não poderiam ser respostas sem dinheiro. Em Amsterdã funcionou.

A re-educação da população futura também é uma arma pra ser utilizada e abusada, só assim conseguiremos acabar com a poluição e consequentemente com doenças atribuídas a ela, como a dengue. O maior obstáculo para isto é a falta de respeito com professores, então a mobilização do povo seria mais do que necessária para que mudanças acontecessem.

Vamos ver se o prefeito Eduardo Paes utiliza dessas artimanhas no seu plano de “neorreplanejamento” da cidade do Rio de Janeiro e consegue transformá-la em uma verdadeira Cidade Maravilhosa. Claro que o povo também tem que colaborar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário