quinta-feira, 12 de março de 2009

Nitrogênio e gelo seco fazem PC render mais

Será que é verdade? Você tentaria? Colocaremos uma enquete com esse tema.
Bem, já foi tentado, e a notícia, mesmo sendo um tanto velha, mostra algo interessante. Pra quem não sabe, "overclocking" é explicado no final. Confiram à seguir:

"Veja esta foto:



Nela, dois jovens descarregam nitrogêgio líqüido e porções de gelo seco sobre a placa-mãe de um computador aberto em pleno funcionamento!

O que vocês acham que irá acontecer? 'Ora, eles irão estragar o sistema por completo!', certo?

ERRADO! Na verdade, o que os jovens estão fazendo é exatamente o oposto, pois ao aplicar nitrogênio liqüido e gelo seco conseguindo aumentar o rendimento do computador em cerca de 40%. O que eles estão fazendo chama-se overclocking.

A equipe que aparece na foto é composta pelos integrantes Mario Rudke (Chile), Alexandre Nuccini (Brasil) e Carlos Rodríguez Centeno (Espanha), e o objetivo da mesma era fazer uma demonstração de overclocking com refrigeração extrema usando nitrogênio líqüido. A missão foi bem sucedida, e o computador chegou a calcular um milhão de decimais (o número Pi) em 9,263 segundos.

Mas, o que é Overclocking?

Overclocking é uma técnica popular que busca conseguir aumentar o rendimento de um sistema. O verbo inglês "Overclock" é muito usado na área da informática e significa "avançar o relógio", ou seja, aumentar a freqüência do relógio da CPU. Ao fazê-lo, pretende-se alcançar uma velocidade acima das especificações do fabricante.

"Nesta prova utilizamos um processador Intel Core 2 Duo de 8600 e com o trabalho de overclocking da equipe pudemos potencializar a velocidade nominal em cerca de 40%", explicou Rudke, especialista no assunto, prometendo melhorar o resultado alcançado até o fim da Campus Party Iberoamérica.



A idéia da competição de Overclock é conseguir um rendimento mais alto, ainda que isso possa supor uma perda de estabilidade ou encurtar a vida útil do componente. Hoje, o overclocking está mais avançado e permite forçar os componentes ainda mais (na maioria das vezes até quase o dobro) sem que nada aconteça, tendo uma boa refrigeração. É por isso que, quanto maior a velocidade alcançada, mais necessário é esfriar o processador interno.

Se você é um consumidor fanático, você também pode comprar componentes de segunda mão para forçar o funcionamento do seu PC e conseguir, assim, provas de rendimento inalcançáveis em qualquer equipamento de consumo. Mas cuidado, a maioria dos fabricantes não cobre, na garantia de seu hardware, os danos produzidos por overclocking!"

Retirado de: http://site.radioanimix.com.br/v4/index.ph...er-40-mais.html


E aí? O que devemos pensar sobre isso? Responda na nossa enquete e comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário